Veja 4 Passos para adequar sua Empresa à IFRS 16
A IFRS 16 (CPC 06), trouxe grandes desafios para empresas com perfil arrendatário no mundo todo. Com tantos desafios, muitas companhias não conseguiram se preparar o suficiente e, por isso, não estão plenamente preparadas e nem adequadas para IFRS 16.
A PwC realizou uma entrevista com 400 executivos e mais da metade (55%), afirma não ter feito uma transição ideal para cumprir a longo prazo as exigências da IFRS 16.
Entre as dificuldades mais comuns estão a falta de orientações da norma e a maneira de como identificar a maneira correta de tratar operações de arrendamento; comunicação com investidores; e o aproveitamento de dados.
Mas a principal delas é a falta de implementação de um procedimento interno que seja efetivo e um sistema de TI apropriado para a norma.
Com este contexto, elaboramos este conteúdo para apontar quatro passos importantes para adequação a norma IFRS 16.
04 passos para Adequação à IFRS 16
Cada empresa deve avaliar os seus processos, recursos e profissionais necessários para garantir a melhor adequação possível à norma. Mas alguns passos simples servem para orientar as mudanças e a tomada de decisões.
1. Organize os bancos de dados
Conhecer o tamanho do problema é o primeiro passo. Para isso, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa de todos os contratos que possam conter alguma operação de arrendamento.
O ideal é que você identifique as principais informações nos contratos e organize-as em bancos de dados. Eles serão fundamentais para saber quais operações devem constar no balanço e para mensurar valores.
Planilhas e procedimentos manuais funcionam bem até certo ponto e, talvez, por algum tempo.
2. Considere colocar em prática os julgamentos contábeis
Com a atualização do banco de dados, é hora de aplicar a norma por meio do julgamento contábil.
A segunda etapa geralmente requer o estabelecimento de critérios específicos (coerentes e bem definidos) para determinar a carteiras de locação, determinar prazos e taxas de desconto, entre outros fatores, variáveis relacionadas ao pagamento do arrendamento e incentivos de locação também devem ser consideradas.
É importante lembrar que esses julgamentos podem ter um impacto significativo no balanço da empresa e em alguns indicadores de desempenho.
3. Pondere os impactos que a norma terá nos resultados
Quanto mais consistentes e claros forem os julgamentos contábeis usados, mais fácil será medir o impacto da adequação nas métricas da empresa e comunicá-las aos investidores.
Avaliar o impacto potencial nas demonstrações financeiras é fundamental para entender como essa adequação contábil afeta a saúde e o desempenho da organização.
Ao confirmar o arrendamento no balanço patrimonial, é necessário registrar as obrigações por pagamentos futuros e os ativos relacionados ao direito de uso.
Essa mudança afeta diversos indicadores como dívida e liquidez, EBIT, EBITDA, fluxo de caixa operacional e capital de giro.
4. Detenha controles, sistemas e processos adequados
Mesmo com todos os contratos atualizados, o processo continua. Os dados do aluguel devem ser precisos e completos, os julgamentos contábeis devem ser mantidos atualizados e os lançamentos contábeis devem ser quantificados regularmente.
Assim, que a adequação a IFRS 16 se traduza em uma gestão estratégica dos arrendamentos, é necessário ter um entendimento claro das operações (macro e análise) e das previsões em diferentes situações.
Esse monitoramento pode fornecer base para a tomada de decisões e delinear estratégias para redução de custos e gerenciamento de riscos, e também para se comunicar de maneira assertiva com investidores.
Conclusão
Além de atender à norma, as etapas acima também trazem uma série de benefícios para a equipe responsável pela gestão de arrendamentos e para toda a empresa.
Informações seguras, melhor gerenciamento de tempo, maior produtividade e transparência. Você pode se tornar mais eficiente apenas organizando e otimizando os processos internos.
No entanto, o uso de software especializado para se adaptar ao IFRS 16 trará os benefícios a um nível superior, pois apenas a tecnologia pode apoiar a gestão estratégica com recursos, como contabilidade automática e integração com ERP, atualizações técnicas e jurídicas, e a geração de relatórios dinâmicos, entre outros.
A YKP é líder em soluções de tecnologia de tesouraria e planejamento financeiro para grandes e médias empresas.
A WFN Lease fornece todos os recursos necessários para gerenciar arrendamentos e contratos de locação de maneira eficaz, flexível e segura.
Quer saber mais sobre os recursos do sistema e como podemos atuar no processo de adequação da sua empresa à norma IFRS 16? Solicite um contato hoje mesmo!
Você também pode encontrar conteúdos como este no Blog Gesplan
Compartilhe este conteúdo e ajude quem precisa adequar sua empresa à IFRS 16!