Governo Decide Dividir Cronograma para Entrega do e-Social
O cronograma para a entrega do eSocial será divido em 5 fases durante o primeiro semestre de 2018, essa medida se aplicará as empresas com faturamento acima de 78 milhões e que devem iniciar a entrega em janeiro de 2018. Esse grupo representa 13.707 mil empresas e 1/3 do total de trabalhadores aproximadamente do Brasil todo.
Para as micros e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados, também terão em cinco fases a entrega do eSocial, que são as empresas que faturam abaixo de 78 milhões e a entrega inicia em julho de 2018, somente em janeiro de 2019 inicia a entrega para Órgãos Públicos.
Cronograma de implantação:
Entenda o e-Social
O que é o eSocial?
O eSOCIAL (Escrituração Fiscal Digital Social) é uma nova maneira de registrar os eventos por um único canal digital, a informações enviadas são de direitos e obrigações trabalhistas, tributárias, previdenciárias e fiscais.
Quem decidiu pela nova obrigação?
O Governo Federal com a finalidade de padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em um único sistema, criou o projeto para os envio das informações pelos empregadores em relação aos seus empregados, assim evitando o múltiplo envio de informações a diversos órgãos.
Quais orgãos estão envolvidos?
O projeto eSocial contemplam os seguintes órgãos:
– Caixa Econômica Federal,
– Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),
– Ministério da Previdência (MPS),
– Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),
– Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
Qual a principal vantagem ?
Minimizar a burocracia para as empresas, integração dos sistemas informatizados com o ambiente nacional do eSocial, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores.
Quais tipos de informações que serão necessárias serem enviadas?
Eventos trabalhistas, folha de pagamento, outras informações tributária, trabalhista e previdenciária.
Quem é obrigado a entregar o eSocial?
Todas as empresas do Brasil, seja Microempreendedor Individual, pequenas, médias ou grandes empresas.