Como ficam os trabalhos pós-pandemia nos escritórios de Tecnologia?
O ano de 2020 está bastante conturbado para todas as sociedades. Com a propagação da Covid-19, muitas empresas fecharam as portas e outras várias passaram a adotar o modelo de atividade remota. No entanto, o contágio começou a desacelerar no segundo semestre e, com isso, o trabalho pós-pandemia passou a ser um ponto de reflexão nas empresas.
Isso não é diferente nos escritórios de tecnologia e, em diversas cidades do Brasil, já há o sinal de flexibilização e retomada gradual das atividades econômicas, em outras há um sinal de controle mais rígido. Para isso, esses negócios devem se adaptar à nova realidade, a fim de garantir que seus colaboradores fiquem seguros no ambiente de trabalho.
Pesando nisso, preparamos este texto com o objetivo de esclarecer como se deve proceder nessa volta às atividades laborais nos escritórios de tecnologia. Confira o conteúdo e boa leitura!
A importância de seguir as normas de segurança nos escritórios
Para que o retorno ao trabalho seja feito de modo seguro e eficaz, as empresas de tecnologia e os profissionais devem redobrar os cuidados. É preciso cumprir regras e orientações rígidas de autoridades sanitárias, além de criar hábitos para lidar com essa nova realidade. Assim, alguns procedimentos devem ser adotados para manter a segurança nas empresas, como:
- rever métodos de trabalho, tornar os fluxos mais coerentes e adequados à nova realidade;
- melhorar a comunicação interna, por meio de e-mail, mensagens e outras redes;
- aprimorar a capacitação e treinamento;
- fornecer aos colaboradores orientações e e segurança;
- remodelar as estações de trabalho;
- higienizar constantemente o espaço;
- disponibilizar equipamentos de proteção a sua equipe;
- caso for viável, estabelecer a flexibilização do regime presencial.
Como fica a infraestrutura?
Um fator muito importante a se apontar, é que com a propagação da Covid-19, muitas empresas aceleraram o processo de transformação digital, inclusive negócios que não estão ligados ao setor de tecnologia.
Muitos segmentos de mercado precisaram demitir ou diminuir a carga horária dos colaboradores, com o objetivo de reduzir custos em um período de baixa receita. Contudo, mesmo antes do fim da crise, as contratações voltaram, ainda que de forma tímida, mas com necessidades bem diferentes de anteriormente.
Ou seja, o trabalho no pós-pandemia exige uma alteração na infraestrutura das empresas. Agora, o meio virtual é mais importante do que nunca. Desenvolvimento de sites, atendentes virtuais, aplicativos de comunicação e profissionais de TI são uma necessidade urgente.
Para o trabalho pós-pandemia, dificilmente os hábitos de compra de clientes por meio da internet serão perdidos. Ao contrário, a tendência é que aumente a demanda virtual e surjam novas tecnologias de expansão de negócios virtuais.
Outsourcing
O trabalho pós-pandemia gera incertezas e isso fez com que muitos profissionais perdessem seus empregos. Soma-se a isso a inovação tecnológica e as novas soluções de trabalho. Essas alterações moldaram novas gerações de profissionais que, em vez de esperar que o mercado disponibilize uma resposta, procuram o modelo de contratação freelance.
Assim, o que era apenas um trabalho esporádico está se tornando um meio duradouro. A tendência é que a informalidade e a velocidade do serviço autônomo, notadamente nos setores de tecnologia, sejam cada vez mais consideradas por empresas e escritórios.
Inovação e transformação nos negócios pós-pandemia
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), informa que 83% das companhias dizem precisar de mais inovação para crescer ou mesmo sobreviver depois da estabilização da Covid-19. O setor de produção, por exemplo, é apontado como a área principal para receber inovações por 58% dos entrevistados.
A situação atual, tende a acelerar o desenvolvimento de negócios e inovações. A realidade deixou ainda mais evidente para as empresas a necessidade de se investir em tecnologias inovadoras, notadamente, em aperfeiçoamento das metodologias existentes de gestão.
Para a CNI, esses números apontam que a mudança é imperativa. Entre as empresas consultadas, 68% modificaram de algum modo o seu processo de produção, mas apenas 56% delas consideram ter inovado.
Enfim, as atividades laborais ainda vão sofrer várias mudanças no decorrer dos próximos meses e anos. É preciso que as empresas e escritórios de tecnologia acompanhem as mudanças culturais.
O trabalho pós-pandemia terá uma nova realidade e você precisa se adaptar a tudo isso. Além disso, a segurança cibernética está se tornando uma prioridade para negócios que, agora, têm menos controle sobre os dispositivos acessados por seus funcionários das redes corporativas.
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