O que é BPO Fiscal?
Business Process Outsourcing, ou simplesmente BPO, que em tradução livre significa “terceirização dos processos de negócios”. Trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte da atividade principal da empresa (ou core business em inglês).
O BPO vem ganhando cada vez mais força, especialmente porque empresas têm estado mais focadas em aumentar a produtividade, reduzir custos e alavancar a lucratividade, o que faz com que elas mantenham um foco maior em suas atividades fins (aquelas que fazem o dinheiro entrar em caixa).
Ter uma equipe alocada para cuidar de questões fiscais, por exemplo, pode ser muito oneroso e encarecer a operação da empresa, ainda mais em períodos de dificuldades financeiras. Justamente por essa questão que o BPO Fiscal tem sido uma ótima opção para empresas que querem reduzir custos e otimizar processos por meio de profissionais experientes na área, trazendo segurança e escalabilidade no aumento ou baixa de demandas.
O Cenário Fiscal Brasileiro
No cenário atual, as empresas precisam ter qualidade de informação e a garantia de que estão enviando os dados corretos para as autoridades fiscais e dentro dos prazos estabelecidos.
Estar em conformidade com o governo é só um ponto de atenção.
Obviamente, que um país com tanta complexidade em sua legislação, exige muitas horas de trabalho para manter o compliance:
Por que o BPO Fiscal é uma tendência do mundo pós-pandemia?
O acúmulo de obrigações fiscais, mudanças nas transações de compra e venda e o aumento cada vez maior dos controles do fisco estão entre os fatores que podem influenciar a preferência por esse tipo de solução.
É difícil prever a recuperação da economia. O fato é que a eficiência será crucial para a sobrevivência das empresas.
Com o fim da quarentena, será preciso arrumar a casa em diversos aspectos.
No segmento fiscal, vimos uma série de obrigações postergadas, o que tornou ainda mais desafiador o controle da complexa agenda tributária brasileira.
As empresas terão uma série de ações emergenciais para tratar nos próximos meses. E essa complexidade versus acúmulo de obrigações não será algo simples de resolver.
Nesse cenário, o BPO Fiscal é como uma luz para o conturbado momento que devemos viver quando as atividades presenciais forem retomadas.
Isso porque há uma série de caminhos que podem ser consideravelmente simplificados com esse tipo de solução. A começar pela geração das obrigações fiscais, mas passando pela classificação e reorganização de dados, viabilizando novas entradas de maneira inteligente, a automação de cálculo de impostos, o gerenciamento de documentos fiscais, entre outras possibilidades – todas ligadas ao aumento definitivo de eficiência.
Temos clientes com interesse em entregas de obrigações pontuais, como por exemplo SPED Contábil e ECF (1 vez ao ano) e também clientes que querem contratar a operação de BPO de todas as obrigações fiscais de entregas mensais.
A precificação do serviço varia de acordo com a quantidade de empresas X obrigações e tempo de contrato.
Obrigações Fiscais Atendidas:
- Escrituração dos Livros Fiscais ICMS, IPI, Estoque, Inventário;
- ICMS ST;
- CIAP – Livro de Apuração de Créditos de ICMS sobre o ativo Permanente;
- Livro de Apuração Crédito de PIS/Cofins sobre o Ativo Permanente;
- Declarações acessórias estaduais GIAS das UF’s;
- Declarações DCTF, DIRF;
- Geração de GUIAS GNRE, GIA ST, DARF, GPS, ISS;
- Escrituração de ISS;
- Geração de arquivos SPED;
- ECD – Escrituração Contábil Digital;
- ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
- EFD, ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital;
- EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital (PIS/COFINS/CSLL);
- EFD REINF.
As organizações prestadoras de serviços têm sido importantes aliadas das pequenas e médias empresas, no entanto precisam apresentar soluções atualizadas aos seus clientes para não se tornarem obsoletas.
O uso do Business Process Outsourcing (BPO) fiscal é demandado pelas empresas como solução estratégica, podendo liberar mais tempo e esforços no seu core business.
Com contratação do BPO Fiscal, a redução de custos operacionais não é o fator principal de decisão, pois as empresas quando optam por este modelo, levam também em consideração o conhecimento de seus profissionais, a gestão da atividade e os ganhos em eficiência operacional são de suma importância para os resultados e a satisfação.
Através do BPO, viabilizamos a operação e quando houver necessidade de internalizar as operações fiscias, a YKP pode ajudar também com a implementação de sistemas de Gestão financeira, Nota Fiscal Eletrônica, Sistema Fiscal e Automação de processos via RPA (Robotic Process Automation).